Sejam bem vindos


Este espaço tem como objetivo divulgar as ações desenvolvidas pela equipe pedagógica da Subsecretaria de educação de Rio Verde -GO



segunda-feira, 5 de abril de 2010

VALE APENA CONFERIR




A edição do mês de abril da revista Gestão escolar traz excelentes matérias sobre o trabalho do Coordenador Pedagógico. Vale apena conferir.

domingo, 4 de abril de 2010

INCLUSÃO DIGITAL

A inclusão digital está ligada á educação, ambas deveriam caminhar juntas proporcionando á população, conhecimento, tecnologia e cultura, mas infelizmente parte da sociedade é privada desse conhecimento.

Há quem acredite que promover inclusão digital seja somente, comprar computadores, colocar diante das pessoas, ensina-lás a ligá-lo e usar os seus recursos, mas na verdade incluir digitalmente vai muito, além disso, ao incluir digitalmente deve se ter a consciência da necessidade de se incluir socialmente através da máquina e de seus recursos, que devem ser usados para promover o bem estar, cultura e atender as necessidades e particularidades de cada um.

Um dos fatores que tem impedido a inclusão digital no Brasil é a falta de apoio do governo ás escolas e projetos sociais para que possam investir em máquinas e na contratação de profissionais qualificados e a falta de acesso aos computadores e internet enfrentada pelas comunidades de baixa renda, enfim, tudo isto em somatória tem resultado no analfabetismo digital, de nada adianta doar computadores ou vende-los por um preço acessível, se não pode ser oferecido á instrução,cultura, letramento e internet, dessa forma percebemos que para haver a inclusão digital, precisa haver inclusão social e educação.

Extraído de www.blogger.com



Na contramão de toda a civilização, o espírito avisa que a vida não é uma competição onde vencem os mais fortes e atrevidos. Vence quem cooperar e facilitar o caminho para os seus semelhantes.

sábado, 3 de abril de 2010

Sequência Didática de História

Sequência Didática


Equipe Pedagógica Da SRE - Rio Verde
Disciplina: História.
Série: 2º ano – Ensino Médio
Tempo Estimado: 08 aulas.

Objetivo específico: Reconhecer a importância da Revolução Industrial e sua influência nos aspectos políticos, econômicos e culturais para melhor compreensão do contexto atual.

Habilidades:

 Comparar os aspectos políticos, econômicos e culturais da Revolução Industrial com a atualidade;
 Ler e analisar diferentes textos históricos;
 Avaliar as transformações socioeconômicas e culturais surgidas a partir da Revolução Industrial;
 Analisar diferentes fontes de pesquisa para melhor argumentação e compreensão de ideias.
Tema: Revolução Industrial

Assuntos:

 Etapas da Revolução Industrial;
 Aspectos socioeconômicos e culturais;
Desenvolvimento das atividades

1º Momento

Distribuir fichas aos alunos e pedir que registrem palavras chaves acerca do filme a ser exibido;
Apresentar para a turma um trecho do filme: “Tempo Modernos” de Charles Chaplin.
Solicitar aos alunos que socializem as palavras escritas, justificando suas escolhas.
Colar no caderno.

2º Momento

Pedir aos alunos que em duplas leiam o texto “Avanços técnicos e industrialização” (Cap.32, p.233 a 235 do livro História para o Ensino Médio, Volume Único, Gilberto Cotrim) enfatizando os seguintes aspectos:
 As transformações econômicas e sociais decorrentes da Revolução Industrial;
 As etapas da Revolução Industrial, mencionando o período e os países em que cada uma ocorreu;
 Os fatores que contribuíram para o pioneirismo inglês na Revolução Industrial. Registrar no caderno;
 Propor uma pesquisa sobre o termo “Revolução”, registrar no caderno.
 * Fontes: Dicionários e/ou sites.
Obs.: Professor, sorteie dois ou três alunos para apresentarem a pesquisa à turma.
Retomar o filme apresentado aos alunos e discuti-lo com os mesmos ressaltando:
 As consequências da Revolução Industrial com relação:
 - à situação do trabalhador nas primeiras fábricas;
 - ao que essa situação gerou;
 - à divisão do trabalho;
 - à produção em série;
 - ao desenvolvimento dos transportes e da comunicação;
 - à alienação relacionada ao trabalho;
 - à massificação do gosto do consumidor;
 - ao papel dos meios de comunicação de massa (rádio, televisão, etc.).

 Registrar no caderno.

3º Momento

Dividir a turma em grupos de quatro alunos e propor uma pesquisa sobre as etapas da industrialização no Brasil, enfocando os seguintes temas:
 A crise cafeeira;
 A Era Vargas;
 Governo Juscelino;
 O milagre brasileiro.
 O desenvolvimento industrial no Centro-Oeste no século XX.
Fontes: Sites, livros de História e Geografia do próprio aluno e/ou outros livros encontrados na biblioteca da própria Unidade Escolar.
Obs.: Cada grupo será responsável por um tema e a socialização respeitará a ordem cronológica dos acontecimentos, onde os alunos terão 25 minutos para apresentação. Utilizar o laboratório de informática para organizar a apresentação em PowerPoint.
Solicitar aos alunos que durante as apresentações dos grupos façam registros, nos cadernos, pertinentes aos temas abordados

4º Momento:

Com base nos estudos realizados sobre o tema, construir coletivamente uma linha do tempo, registrando as principais etapas da Revolução Industrial.
* Registrar em cartaz.

5º Momento:

Apresentar o filme “Ilha das Flores” à turma;
Refletir oralmente sobre o filme, destacando as consequências de um processo de industrialização acelerado e sem preocupação com o desenvolvimento sustentável (os impactos ambientais, qualidade de vida e as transformações socioeconômicas e culturais).
Propor aos alunos como atividade extraclasse e avaliativa a produção individual de um texto argumentativo fazendo um paralelo entre o tema estudado, a industrialização do Sudoeste Goiano e o filme “Ilha das Flores”.

6º Momento

Recolher os textos produzidos pelos alunos e analisá-los individualmente fazendo as intervenções necessárias. Devolvê-los aos alunos e pedir aos mesmos que façam a reescrita em casa.

Avaliação

Será feita através de registros do desempenho dos alunos durante as atividades propostas observando os avanços e as dificuldades, com atividades de retro informação se necessárias.

CONCURSO PÚBICO

Saiu o Edital para o concurso na Educação.



Realização das provas: 23 de maio.


5.581 vagas (Biologia, Física, Química, Matemática, Sociologia, História, Filosofia, Geografia, Pedagogia (337 vagas), Educação Física, Português, Inglês, Espanhol, Intérprete de Libras, Instrutor de Libras, Artes Visuais, Música, Dança e Teatro).

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Escolas contempladas com o Programa Mais Educação

Escola Estadual Oscar Ribeiro da Cunha
Colégio Estadual Olynto Pereira de Castro
Colégio Estadual Miltes Furquim de Oliveira
Escola Estadual Abel Pereira de Castro
Colégio Estadual João Velloso do Carmo
Colégio Estadual Prof. Quintiliano Leão Neto
Colégio Estadual Itagiba Gonzaga Jayme
Escola Estadual Ismael Martins Vieira
Colégio Estadual do Sol